UNDERGRADUATE E GRADUATE, QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELES?

No momento em que O Empenho Realmente compensa


Casada há 23 anos, mãe de duas filhas, dona de um currículo pessoal e profissional invejável. Sandra Ciocci Ferreira, mulher do prefeito de Campinas Jonas Donizette (PSB), é assim como a nova primeira-dama de Campinas. Construída em duas faculdades e fluente em inglês e italiano (além de entender espanhol), ela faz trabalhos voluntários e, nos dias de hoje, se dedica ao doutorado a respeito música e cinema, na Instituição Estadual de Campinas (Unicamp). Dona de uma agenda cheia, garante que não ocupará cargos pela Prefeitura.


Nascida em família de classe média, adquiriu da mãe, aos 6 anos, teu primeiro aparelho musical. Pediu de Natal um oboé, todavia, como era muito caro, veio um violão. Aos 14, neste instante era professora de música. Com quinze anos, conheceu Jonas, que pela época tinha 17, e estão juntos desde então. Com Sonho De Nova Profissão, Adultos Voltam A Estudar Pra Defrontar O Enem O Dia veia artística ela herdou do avô José Novaes, dono do circo Novissell (que depois virou Seavon), em Campinas. “Meu avô, filho da única Os Erros Fatais No Preparo Pra Concursos Públicos de Sousas, fugiu de moradia quando tinha quatrorze anos para ver um circo.


Fez de tudo lá. Foi palhaço e galã dos espetáculos teatrais”, conta Sandra, que falou com a Metrópole na sede da ONG Grupo Primavera, onde é voluntária há três anos. Metrópole - Vamos começar dizendo de seu serviço no Grupo Primavera. Sandra Ciocci Ferreira - Estou pela ONG como voluntária há 3 anos e sou a diretora de espetáculos.


A intenção do projeto é preparar as criancinhas para o amanhã, dar criação profissional e cooperar na faculdade, com reforço. Elas desenvolvem diversas atividades que são “amarradas” a outro projeto, o Aflorada. Trata-se da geração anual de um grande espetáculo de música, dança, artes cênicas e bastidores, e as meninas preparam figurinos, cenário etc. Ano passado, apresentamos no Teatro Municipal de Paulínia a peça Fada Mel e as Cores da Primavera. É tua primeira experiência com voluntariado? Não. Durante quatro anos integrei a equipe do projeto Cultura e Arte pela Comunidade (Ceac), da Igreja Santa Rita Cássia, pela Vila Brandina. Cursos A Distância Gratuitos Reconhecidos Pelo MEC -o depois de um convite da paróquia. Organizei a grade, levei os profissionais, foi um trabalho semelhante com o Aflorada.

  1. Três Reino Unido
  2. Em organizações e outras instituições, fundamentalmente as mesmas do período do estágio
  3. Bristol University zoom_out_map
  4. Conheço gente bem mais competente do que eu que está se candidatando. Que faço

E lá também tem o espetáculo de término de ano, porque digo que se você provoca o artista, necessita colocá-lo no palco. Quem convive com a senhora sabe de sua paixão na cultura. De que forma surgiu a arte entrou na sua existência? Nasci em família circense. Meu avô era dono de um circo-teatro que ficava na esquina da Orosimbo Maia com a Delfino Cintra e se chamava Novissell, da união dos sobrenomes dos proprietários: Novaes e Seyssel. Ele fugiu com o circo aos 14 anos, fez de tudo e só voltou no momento em que tinha se tornado o proprietário, para falar que estava bem.


No momento em que não tinha mais potência para viajar, fundou a Associação de Empresários de Circo, que agenciava circos paulistas. Também tive influências da minha avó, Mais Do Que Nunca plástica. Ela pintava palhaços que choravam, o que irritava uma amplo contradição na minha cabeça de guria. Apesar desta contradição, logo aos 6 anos, a senhora adquiriu um presente de Natal que determinou tua trajetória, não é?


Pedi pra minha mãe um oboé e ela comentou: “Não dá, é muito caro, mas tem o violão”. Fui ter aulas no Conservatório Musical Campinas e fiz o curso de técnica em violão erudito. Comecei a dar aulas lá com quatrorze anos. Quando me montei no Ensino Médio, fui cursar artes plásticas na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Eu queria música, porém nenhuma faculdade do Brasil oferecia e minha família não tinha condições de me mandar para o Exterior. No último ano, abriu o curso de música na Unicamp.